Principais problemas causados pelo mau controle financeiro
Muitas vezes, por desconhecimento ou excesso de tarefas, empreendedores relegam o controle financeiro de suas empresas a um segundo plano. Ou até realizam esse controle, mas de forma equivocada, sem técnica e sem método.
Um dos motivos para isso é a crença que, desde que esteja entrando dinheiro em Caixa, não é preciso se preocupar com controles mais detalhados.
Porém, aí que reside o perigo, pois as finanças, incluindo as entradas de recursos no Caixa, são muito dinâmicas e, por vezes, imprevisíveis. Vide o exemplo da pandemia da Covid-19 que provou isso de forma categórica e, infelizmente, desastrosa para muitos.
Neste post, compartilharemos os principais problemas em se descuidar do controle financeiro de sua empresa, e o que fazer para evitar:
1. Proporção de receitas vs despesas
Se as suas despesas forem superiores ao necessário para obtenção de suas receitas, ou alocadas de forma inadequada, isso poderá fatalmente dilapidar o seu lucro e, consequentemente, o seu Caixa.
Em outro extremo, se não houver, tempestivamente, a contratação de novas despesas que estejam estrategicamente de acordo com o crescimento de suas receitas, poderá comprometer a qualidade de seu produto/serviço e alguma etapa do atendimento ao cliente, afetando suas receitas futuras, seu lucro e, novamente, o seu Caixa.
Exemplos de má alocação ou desproporção de custos/despesas: alugar um imóvel maior ou menor que o necessário; deixar de fazer uma reforma necessária ou exagerar em recursos nessa rubrica; ter funcionários sobrando ou faltando na empresa; falta de estoques ou estoques em excesso; deixar de contratar um serviço importante ou ter contratado um serviço dispensável etc.
2. Crescimento imperceptível de despesas
Despesas são igual unha: Precisam ser cortadas constantemente!
Evidentemente, o corte de despesas precisa ser racional, sem cortar algo que possa comprometer a sua qualidade e atendimento. No entanto, sempre é possível melhorar o seu nível de despesas.
O descuido com pequenas despesas diárias, pode fazer uma grande diferença no fechamento do seu saldo no final do exercício.
Mas, para que seja possível esse monitoramento, e eventual corte, é necessário que se tenha um controle financeiro organizado por natureza de despesas e sempre atualizado!
3. Desvios e fraudes
Um controle financeiro desorganizado é um prato cheio para quem pensa em desviar recursos da empresa em benefício próprio. Pode ser um funcionário ou um sócio mal intencionado.
Quanto melhor e mais acessível o controle financeiro da empresa, maior será a transparência de toda a movimentação, dificultando malfeitos, pois abre a possibilidade de todos os sócios conhecerem em detalhes tudo o que está sendo movimentando (de onde vem o dinheiro e para onde vai).
4. Cheque especial
Se tem algo que tem a capacidade de destruir um empreendimento é a utilização do cheque especial. Os motivos para se entrar nessa “roubada” estão, em boa parte, explicados nos itens acima.
Estar no cheque especial significa dizer que sua empresa não tem Caixa, que está trabalhando com recursos de terceiros e, para piorar, pagando juros altíssimos! Monitorar suas despesas e o seu Capital de Giro (prazos para recebimento de clientes, pagamento de fornecedores e giro de estoque) são essenciais para a sobrevivência do seu negócio.
Para evitar problemas na gestão de suas finanças, é fundamental:
1 – Ter uma ferramenta de controle financeiro que seja diariamente conciliada com seus extratos bancários e atualizada em suas contas a pagar e a receber;
2 – Mensalmente, fazer a projeção das suas contas a pagar no médio prazo e verificar como isso impactará o seu caixa futuro;
3 – Mensalmente, fazer uma análise geral, principalmente das despesas, cortando o que for possível, realocando e racionalizando o que for necessário;
4 – Considerar a contratação de uma assessoria especializada para lhe ajudar no controle financeiro de sua empresa.
Esperamos que este texto tenha ajudado você a ter uma visão dos riscos e oportunidades do relacionadas ao controle financeiro de sua empresa.
A Prime Advice é especializada em BPO Financeiro, que engloba o contas a pagar, a receber, disponibilização de Dashboard e relatório financeiro mensal.
Se quiser saber mais, entre em contato conosco por e-mail ou WhatsApp.