Fluxo de caixa: tudo o que você precisa saber para ter o financeiro da sua empresa organizado

O maior diferencial de uma empresa é a organização financeira, seja ela pequena, média ou de grande porte. O seu negócio pode estar no auge, com alto rendimento, mas se você não tiver controle do que entra e do que sai, logo você irá perder o controle. E é para isso que o fluxo de caixa serve, ele é o ponto de controle dentro da sua empresa.

Mas será que você sabe realmente para que o fluxo de caixa serve? 

Muitos empreendedores têm a impressão errada a respeito de sua posição financeira, pensando muitas vezes terem os recursos necessários para honrar seus compromissos, mas isso pode ser uma sensação falsa, pois a projeção das entradas e, principalmente, das saídas futuras não estão sendo consideradas em sua avaliação. O que pode ocorrer, pela falta deste controle, é a insuficiência de saldo para pagamento de todas as suas despesas, obrigando a aportarem recursos próprios, buscarem empréstimos ou, ainda, levá-los a atrasar contas e/ou serem protestados.

Então, a melhor escolha para essa situação é ter o controle total do fluxo de caixa. Por isso, criamos esse post especialmente para você! Nele, vamos tirar suas dúvidas sobre o que é fluxo de caixa, seus tipos e principais benefícios. 

O que é fluxo de caixa?

Podemos definir o fluxo de caixa como a previsão de entradas e saídas de dinheiro do seu negócio. Mas como é feito esse controle? É simples e pode ser feito até mesmo por uma planilha, com as informações que irão comprovar o que está acontecendo na empresa.

Um bom fluxo de caixa é aquele que, além de considerar entradas e saídas do caixa da empresa (aqui, podemos considerar despesas cotidianas, aquisições de ativos, estoques, investimentos e contratação) precisa estar alinhado com o plano de negócio da empresa e seu planejamento orçamentário. Desta forma, será possível ter uma visão financeira de médio a longo prazo do seu negócio. 

Ou seja, é extremamente importante que o fluxo de caixa da sua empresa seja constantemente atualizado, com todos os pagamentos de salário, gastos obrigatórios, valores recebidos e etc. Desta forma, você poderá analisar as suas finanças e tomar decisões administrativas muito mais assertivas para o seu negócio. 

Por isso, o fluxo de caixa é a ferramenta que auxilia os gestores a terem uma melhor noção sobre a saúde da empresa, interferindo diretamente no equilíbrio do caixa. 

Ou seja, se o seu fluxo de caixa estiver desorganizado, esse poderá ser um dos fatores que poderá contribuir para que sua empresa crie dívidas. Sem informações precisas, um empreendedor não possui condições de tomar decisões corretas para a gestão saudável para seu empreendimento.  

Seja consciente em suas escolhas!

Tipos de fluxos de caixa

Você sabia que existe mais de um tipo de fluxo de caixa? E que cada um possui características e objetivos específicos? 

Por isso, vamos apresentá-los para você escolher o melhor para a sua empresa! 

Fluxo de caixa operacional

Nesta metodologia, o fluxo de caixa se concentra nas despesas e receitas operacionais. Ou seja, ele considera as operações financeiras necessárias para que o negócio funcione. 

Fluxo de caixa projetado

Essa categoria tem como meta prever receitas e gastos em um período futuro. Ou seja, ele não utiliza valores concretos de entradas e saídas de caixa. 

Com esse tipo de previsão, os gestores conseguem preparar o orçamento com maior segurança, para que não haja surpresas no período atual. 

Fluxo de caixa livre 

O fluxo de caixa livre demonstra o saldo disponível na empresa e tem por objetivo medir a capacidade de gerar capital de determinada gestão. Pode ser analisado o resultado de diversos períodos diferentes, de curto a longo prazos.

Há, ainda, a Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC, podendo ser realizada pelos métodos Direto ou Indireto, utilizando-se das Demonstrações Contábeis para sua elaboração. Essa Demonstração apresenta a origem, destinação e variações de recursos da empresa segregando a movimentação financeira por categorias de atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. Abordaremos exclusivamente sobre a DFC, seus métodos de elaboração, e benefícios, em postagem futura.

Quais são os 4  principais benefícios do fluxo de caixa?

Que o fluxo de caixa é importante para a sua empresa, você já entendeu, não é mesmo? Mas agora, nós vamos apresentar os principais benefícios em ter controle total dos valores que entram e saem do caixa do seu negócio.

1. Redução de custos

Quando você registra e analisa todas as despesas, você descobre como otimizar a utilização das receitas disponíveis, reduzindo gastos ou redirecionando os recursos. 

2. Decisões mais assertivas

Quando você tem informações mais precisas sobre a situação financeira do seu negócio, fazer o planejamento estratégico se torna uma tarefa mais palpável e as decisões são tomadas a partir da análise de dados.

3. Obrigações financeiras garantidas

Com o fluxo de caixa, você possuirá o controle de tudo que envolve o aspecto financeiro da sua empresa. Além disso, ele possibilitará a aplicação de medidas preventivas para que todos os compromissos do seu negócio sejam executados.

4. Evitar gastos desnecessários

Já que todas as despesas serão documentadas no fluxo de caixa, você poderá otimizar o uso do capital no empreendimento, ou seja, sobra mais dinheiro para investir em contratação de funcionários, compra de equipamentos e aumento do local de trabalho. 

Conclusão

Uma empresa só é saudável quando você coloca como prioridade o controle financeiro. E, com a velocidade que as empresas crescem atualmente, é importante atentar-se a tudo que entra e sai de dinheiro do seu negócio.

Em um curto período de tempo pode até parecer que não fará diferença, mas a longo prazo, você sentirá o quanto o cuidado com a saúde financeira do seu negócio é primordial. 

Quer saber mais sobre fluxo de caixa e outras dicas financeiras? Acesse o nosso blog

Precisa de ajuda para colocar a saúde financeira da sua empresa em dia? Conheça a Prime Advice!

Venha ser Prime

Unimos tecnologia e transparência das informações para que você tenha a melhor experiência na utilização dos serviços contábeis. Vença a burocracia e tenha a Prime Advice como aliada na sua gestão.

Confira nossos planos

Compartilhar

Copiar link

Copiar