Entenda a função da controladoria nas empresas

A controladoria é um ramo de estudo resultante da evolução histórica da contabilidade. Com o desenvolvimento da economia globalizada, as atividades laborais cresceram em complexidade e incentivaram a busca por métodos mais avançados de administração corporativa.

Tal como ocorre em um organismo vivo, para que uma empresa se perpetue, é necessário que os seus empenhos de trabalho estejam coordenados em ações produtivas coerentes.

Portanto, a controladoria empresarial busca alinhar os processos de negócio em um padrão rigorosamente lógico orientado à consolidação dos objetivos corporativos. Trata-se de reduzir riscos e aumentar lucros sob métricas predefinidas.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre a função da controladoria empresarial.

Função do escritório de controladoria e seus profissionais

Na prática, os profissionais do escritório de controladoria investigam como ocorrem os processos de formação dos resultados financeiro-operacionais da empresa. Em posse dessas informações, tornam-se capazes de elaborar modelos de decisão consistentes segundo metas específicas.

Uma vez definido o modelo de decisão, são criados mecanismos de controle na forma de processos, procedimentos e normas, visando orientar um padrão em larga escala.

É função da controladoria observar a aderência das operações à estrutura dos controles internos, bem como identificar inconsistências e propor ajustes no modelo de decisão.

Por isso, a controladoria conta com as seguintes atribuições gerais:

  • estudar, desenvolver e implantar as melhores tecnologias e métodos para integrar os diferentes sistemas informacionais de uma empresa;
  • analisar os modelos e processos de gestão em nível operacional, econômico, financeiro e patrimonial;
  • fornecer informações relevantes para subsidiar a tomada de decisão.

Perfil profissional do controller

Para que essas atividades sejam realizadas com eficácia, os conhecimentos mais importantes para a atuação profissional são:

  • amplo conhecimento em rotinas contábeis e financeiras;
  • ter experiência ou conhecimento em gestão de projetos;
  • saber operar e/ou implantar sistemas ERPs;
  • ser capaz de analisar grandes volumes dados;
  • ter boas habilidades em comunicação.

Embora os contadores sejam os profissionais que mais frequentemente encabeçam esse departamento, em muitos casos trata-se de uma equipe pequena e multidisciplinar, podendo conter profissionais de outras áreas, tais como administradores, economistas, engenheiros e estatísticos.

Benefícios adquiridos com a implantação da controladoria empresarial

Elaboração de planos estratégicos mais realistas

A partir do momento em que todos os processos financeiros e operacionais da empresa foram documentados e estão sob controle, é possível identificar com mais precisão quais são e como se desenvolvem os fenômenos que impactam na inconsistência dos resultados.

Dessa forma, é possível redesenhar o planejamento estratégico em função dos seguintes critérios:

  • redução das despesas, custos e perdas desnecessárias;
  • simplificação dos processos produtivos complexos, reduzindo a burocracia e o retrabalho;
  • prevenção mais precisa da projeção de receitas e despesas, facilitando a elaboração dos orçamentos periódicos.

Além disso, é função da controladoria compreender o ambiente externo no qual a empresa está inserida. Variáveis macroeconômicas que impactam no negócio e as estratégias adotadas pelos concorrentes devem ser consideradas no momento da elaboração dos indicadores da organização.

Aumento da transparência

Amparado por um bom sistema de informações gerenciais, os profissionais da controladoria estão habilitados a produzir uma variedade enorme de relatórios para atender às mais diversas necessidades da gestão.

Dessa forma, é possível acompanhar praticamente em tempo real o andamento das operações, aumentando a credibilidade do processo produtivo representado no cumprimento das metas corporativas.

Antecipação da tomada de decisões

Alterações nas taxas de juros, aumento ou redução do desemprego e mudanças na legislação são elementos que podem virar o jogo em favor de um concorrente.

Uma vez tendo compreendido como o cenário externo influencia as atividades da empresa e como traçar estratégias para atuar em um mercado, a organização pode alterar os parâmetros de seus indicadores conforme as mudanças no cenário macroeconômico.

O estudo simulado de cenários externos em função do impacto nas operações e no resultado da organização depende do manuseio plausível dos indicadores do negócio. Dessa forma, é possível adaptar o resultado previamente planejado conforme a reestruturação de normas internas.

Não menos importantes são as constantes mudanças na legislação tributária. Devido à complexidade do Código Tributário Nacional, as empresas que adotam o planejamento tributário obtêm vantagens relevantes sob os seus concorrentes.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a função da controladoria empresarial, confira este artigo e conheça os benefícios do planejamento tributário.

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