As melhores formas de aumentar a sua margem de lucro
Com o número correto da margem de lucro uma empresa pode trabalhar com os ganhos necessários para funcionar e crescer. No entanto, é essa margem que, se não for também corretamente trabalhada e, ao longo do tempo, elevada, ser a responsável por não trazer os rendimentos devidos para o negócio.
Em todos esses casos de despesas, a margem de lucro precisa acompanhar o crescimento dos gastos. Mas é preciso estar ainda atento a alguns pontos para que esse aumento seja sustentável e não comprometa o relacionamento com a clientela. E para ajudar neste ponto, elaboramos 3 dicas de como aumentar a margem de lucro do seu negócio de uma maneira eficiente. Confira:
Redução de custos
Manter a atenção em despesas fixas, além das variáveis é sempre uma alternativa essencial. Ter o controle da parte operacional e identificar práticas que podem ser tomadas para economizar é fundamental para melhor margem de lucro dos negócios. Sempre é possível encontrar algo que, se feito de outra forma, contribui com menos gastos e não impacta assim nos preços, o que significa um justo valor dos serviços e produtos – algo extremamente valioso para a manutenção do cliente.
Foco no que rende mais
Nem sempre promover os produtos mais baratos trará um bom retorno financeiro, já que eles podem não ser vendidos na quantidade necessária para trazer um aumento considerável na margem de lucro.
Em vez disso, é possível promover a venda dos produtos que, mesmo não sendo os mais vendidos, trazem um retorno financeiro maior do que os mais baratos. Esse produto não precisa necessariamente ser o que mais vende, mas a venda dele traz um retorno financeiro maior do que dos outros, o que faz a margem de lucro aumentar.
Aposte em um diferencial
Tenha conhecimento claro no quê, de fato, diferencia o seu negócio dos concorrentes e invista nisto. Descobrindo esse nicho, você terá uma boa chance de oferecer um produto ou serviço mais elaborado, o que demandará em um preço maior. Bons serviços e produtos sempre conquista clientes dispostos a pagar por estes diferenciais. Exclusividade e de boa qualidade traz ao consumidor a sensação de que, apesar de pagar mais do que o preço médio, está recebendo algo acima da média também.