Saiba como uma boa gestão tributária pode ajudar a sua empresa
Como bem sabemos, o Brasil está entre os países donos do mais complexo sistema tributário que existe. São inúmeras as obrigações acessórias a serem cumpridas e, por esse motivo, devido a falta de informações adequadas, muitas empresas chegam até mesmo a um estado oneroso no campo tributário.
Hoje, mais do que nunca compreende-se que para um empreendimento crescer, é preciso que se tenha uma forte consciência empresarial de que a elisão fiscal (gestão tributária) é também, assim como outros planejamentos, de fundamental importância para reduzir custos, ganhar competitividade no mercado e, assim, continuar se expandindo, mesmo em momentos de retração.
Uma boa gestão tributária oferece ao empreendedor soluções eficientes em sua rotina, e, por esse motivo, listamos a seguir, algumas dicas para minimizar os impactos fiscais do seu negócio e potencializar o seu lucro. Confira:
Cerque-se de bons profissionais
Ter a palavra certa, sempre será de grande valia para o bom andamento de seus negócios. É possível trabalhar tanto com uma equipe interna, quanto externa ou as duas ao mesmo tempo, o que pode ser ainda melhor. O apoio de uma consultoria contábil nesse sentido servirá para apoiar em todos os objetivos em que com a demanda diária muitas vezes acabam sendo deixadas de lado.
Utilize a tecnologia a seu favor
O sistema tributário nacional é composto por mais de 50 tributos em diversas esferas, além de uma legislação confusa, desatualizada e sobreposta. Em um cenário como este, abrir mão de sistemas de gestão financeira é quase um assinado para o testamento da empresa. Utilizar de ferramentas adequadas permitem uma organização corporativa que traz um fluxo de caixa eletrônico fácil de ser atualizado (otimizando seu controle de receitas e despesas), possibilidade de emissão de boletos e criação de gráficos e relatórios de gestão fiscal: tudo muito simples e perfeito para levar sua gestão tributária e financeira a grau de excelência.
Escolha o regime tributário mais vantajoso à natureza de seu negócio
Imagine um microempresário que desconhece os benefícios do enquadramento no Supersimples e, por equívoco, apura seus tributos na modalidade “Lucro Real”? O enquadramento da empresa deve ser feito com base em estudos que envolvem o cálculo do lucro, área de atuação e simulações em cada modalidade, sendo que o enquadramento inadequado pode fazer a empresa ser obrigada a pagar tributos desnecessários. E, para isto, a palavra de um bom professional também será fundamental.