Já começou a pensar em 2016? Foque no seu planejamento estratégico

planejamento estratégico

Planejar o dia, a semana, o mês, o ano… Esta é uma prática fundamental para aqueles que desejam focar a energia e a atenção na direção em que realmente se deseja, e não na direção a que as distrações conduzem.

Apesar de atingir metas ser o alvo, este é só o final de um processo! Antes é preciso definir medir, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados, e finalmente chegar lá. Com esse objetivo, definimos uma listagem com dicas essenciais para você, empreendedor, colocar seu Planejamento Estratégico de pé! Confira:

Avalie a sua Missão, Visão e Valores
O trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho. Esta definição é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Por isso, na hora de iniciar o seu planejamento estratégico, reavalie o trio e reflita se realmente estão alinhados as suas perspectivas.

Desdobre-se para descobrir as oportunidades de negócio
Sua cabeça está fervilhante de boas ideias e você não sabe ao certo como transformá-las em negócios lucrativos? Pesquise o mercado e verifique se sua ideia é viável ou não. Reflita se o benefício oferecido é claro para o cliente, se o tamanho de mercado é adequado e se tem real potencial de lucratividade e rentabilidade.

Analise os pontos fortes dos concorrentes
Você conhece bem os concorrentes do seu negócio? Sabe exatamente o que faze melhor do que eles e em que pontos eles se destacam? Fazer uma reflexão sobre os seus rivais, produtos e serviços substitutos, poder de barganha dos fornecedores e clientes, ajuda o empreendedor  a ter uma visão mais abrangente da concorrência e de como pode tirar proveito disso.

Tenha um diagnóstico dos seus diferenciais
Você sabe quais dos seus produtos ou serviços oferecidos são os mais rentáveis? Fazer uma análise periódica pode melhorar sua oferta de produtos ou serviços existentes e avaliar os que geram mais caixa e exigem menos esforço para a manutenção. Colocar esse ponto em seu planejamento estratégico auxilia  no desempenho da gestão de marcas ou até mesmo a desenvolver uma estratégia mais apurada de vendas.

Destaque as definições de metas
A definição de metas da empresa é um clássico desse período. É fundamental defini-las antes de botar a mão na massa, para garantir que os esforços de crescimento estejam alinhados à estratégia da empresa. Estabelecer metas não significa implementar uma gestão estratégica com disciplina militar, mas requer firmeza para colher os frutos. E além de tudo, ela ajudará a traduzir em linguagem simples a complexidade das ferramentas consagradas de gestão estratégica.

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