Fique atento à inflação e ao câmbio e proteja o seu negócio
Quando a inflação aumenta, os preços de produtos e serviços elevam-se e, por consequência, as pessoas consomem menos. Essa é uma realidade que mostra instabilidade da economia.
Por causa da crise econômica que atinge diversos países, inclusive o Brasil, as taxas de câmbio dão um salto, o que contribui para a queda de vendas no varejo.
E como os salários no mercado que não acompanham os índices inflacionários, os empresários precisam ficar bem informados sobre qual a melhor hora de agir e o que pode ser feito para não deixar que a inflação prejudique a produção e as vendas.
O que fazer?
Como as oscilações dos econômicas são bastante comuns, os empresários devem estar preparados para evitar desgastes e prejuízos.
Dificilmente o empreendedor poderá escapar da missão de revisar os preços de seus produtos e serviços, buscando manter o equilíbrio. Ou seja, nem muito baixos, que o deixem sem caixa; nem tão altos, que afastem os seus consumidores.
É preciso estar atento também ao estoque: mercadoria parada pode significar prejuízo. Os momentos de crise costumam diferenciar os empreendimentos pela sua gestão financeira.
Outra dica importante para se diferenciar no mercado e enfrentar a crise econômica ou os tempos de turbulência é investir na diversificação dos produtos ofertados e no atendimento ao cliente como forma de manter não só o preço, mas o consumidor sempre por perto.
Nesse caso, seguem quatro orientações que podem fazer toda a diferença para que o empreendedor proteja o seu negócio:
- Tenha o máximo de atenção à formação do preço dos produtos e serviços;
- Mantenha o seu capital de giro em níveis reais constantes;
- Procure sempre antecipar a sua produção;
- Faça constantes análises das reais necessidades do negócio.