5 maneiras de lidar com a alta carga tributária brasileira
5 maneiras de lidar com a alta carga tributária brasileira
Você sabia que o Brasil é o país com a maior carga tributária da América Latina? De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os brasileiros pagam 33,4% do PIB do país somente em taxas e impostos.
Dito isso, muitos empreendedores brasileiros se perguntam se é possível reduzir a carga tributária da empresa, pois sofrem diariamente para cumprir com as suas responsabilidades fiscais.
Portanto, no post de hoje trazemos algumas dicas para otimizar a gestão tributaria da sua empresa, assim como para melhorar a saúde financeira de seu negócio. Ficou interessado no assunto? Então, esse conteúdo foi feito especialmente para você. Confira!
1. Compreenda as diferenças de cada tipo de regime tributário
O primeiro passo para que seja possível diminuir a carga tributária a ser paga por uma empresa é compreender as diferenças entre cada regime tributário. Atualmente, existem 3 tipos de regime no Brasil: o Simples Nacional, o lucro real e o lucro presumido.
Por isso, é interessante conhecer as características de cada um deles. Para começar, o Simples Nacional é mais indicado para pequenas empresas, especialmente as que possuem baixas despesas e lucratividade alta. O sistema simplificado de arrecadação desse regime tributário é o seu grande diferencial.
Já o lucro real é um regime mais indicado para empresas maiores, geralmente as que possuem produtos ou serviços que são vendidos para outras empresas e que têm margem de lucro reduzida e despesas operacionais mais altas.
Por fim, o lucro presumido é recomendado para as empresas que queiram trabalhar com margens de lucratividade travadas, em percentuais já estabelecidos em lei, de acordo com sua atividade, e que, comparativamente aos outros regimes tributários, se demonstre mais vantajoso. Quanto mais essa compreensão ocorrer desde o início de sua gestão empresarial, mais fácil será reduzir a carga tributária do seu negócio.
2. Execute um planejamento tributário
Outro ponto importante para auxiliar na redução da carga tributária é fazer um bom planejamento tributário. Desse modo, é possível aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelo governo. Geralmente, os incentivos fiscais e os créditos tributários são ótimas opções para otimizar e até reduzir a gestão tributária em sua empresa sem burlar a legislação.
3. Mantenha-se atento aos incentivos fiscais
Se você deseja otimizar os recursos financeiros e buscar novos investimentos, é interessante ficar atento aos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo Federal. Eles são fundamentais para contribuir com a redução da carga tributária e oferecem deduções nas alíquotas que variam de 1% a 4% em impostos como:
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Imposto de Produto Industrializado (IPI);
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL).
4. Promova a recuperação dos tributos
Por meio de revisões periódicas, é possível analisar as possíveis inconsistências com relação aos pagamentos dos impostos e tributos. Dessa forma, você poderá ter a devolução do seu dinheiro reconhecida pela própria Receita Federal.
Contudo, para reaver essa quantia, você deverá se reportar ao órgão responsável para que a devolução do capital seja feita. Mas lembre-se de que isso somente é possível dentro do prazo de 5 anos.
5. Peça ajuda aos profissionais especializados
Por fim, a última dica para diminuir de uma vez por todas a carga tributária da sua empresa é contar com a ajuda de profissionais especializados. Lidar com os tributos no Brasil não é tarefa fácil para nenhum empreendedor, porém, para que o seu negócio prospere é necessário estar de acordo com todas as exigências do Governo Federal.
Por esse motivo, a sugestão é contar com a ajuda de uma assessoria contábil ou até mesmo de um advogado para te ajudar nessas questões que envolvam os tributos.
Agora que você já conhece os melhores procedimentos para reduzir a carga tributária de uma empresa, ficou mais fácil fazer a gestão do seu negócio, não é mesmo? Ao colocar todo esse conhecimento em prática, o impacto da tributação será melhor controlado em seu orçamento sem dificultar o crescimento do seu negócio.
E então, esse conteúdo foi relevante para você? Ficou com alguma dúvida ou deseja contribuir com alguma sugestão ou com a sua experiência? Deixe seu comentário abaixo, sua opinião é muito importante para a continuidade do nosso trabalho!