Abertura de Empresa: saiba a importância de um contador para este processo
A decisão de abertura de uma empresa deve se basear em diversos aspectos preliminares e burocráticos que envolvem perspectivas de planejamento financeiro, assessoria jurídica, registro de marca e, claro, uma boa consultoria contábil. Ter esta cautela, sem dúvidas, pode auxiliar no sucesso do projeto e empreendimento planejado.
Segundo o contador Rafael Sobral, do escritório contábil Prime Advice, durante o processo de implantação e desenvolvimento do Negócio é fundamental que se tenha a orientação de profissionais especializados em suas devidas áreas de atuação. “No caso da contratação de um Contador, a sua importância se faz primordial tanto para a abertura quanto para a manutenção mensal de uma empresa. Além de uma exigência legal da Receita Federal e Secretaria da Fazenda Estadual em sua constituição, a figura do Contador é um requisito necessário para o cumprimento de obrigações acessórias fiscais e contábeis”, esclarece.
Os empreendedores natos costumam ter o prazer em desenvolver os seus produtos e serviços e, por vezes, acabam não investindo tempo e dinheiro junto a um profissional especializado para lidar com as questões burocráticas. No entanto, deve-se ter em mente que a contabilidade é uma função em cascata: se você não começar da maneira correta, poderá chegar a um ponto que não terá mais o próximo mês para consertar. “O conhecimento técnico do profissional contábil é primordial para a correta indicação dos melhores caminhos nos âmbitos tributário e societário. Muitos empresários cometem erros no inicio dos seus negócios por não buscarem orientação com um profissional habilitado, falhando, muitas vezes, no cumprimento de obrigações legais, ou se encaixando em um cenário oneroso no que diz respeito ao recolhimento dos impostos, por exemplo”, destaca Rafael.
A contratação de um contador poderá garantir não apenas o sucesso do empreendimento, mas também servir como base para a abertura de novas portas, afinal, o empreendedor estará livre para supervisionar os apontamentos obtidos e se dedicar ao crescimento da empresa. “A terceirização das rotinas contábeis e fiscais não deve, de maneira nenhuma, ser tratada como uma simples necessidade burocrática para o funcionamento das empresas. Mas, como uma ferramenta consultiva e de apoio em sua fase pré-operacional, ajudando-lhe a planejar e entender os percursos empresariais”, finaliza o especialista.