Documentação para preenchimento o IRPF 2016
A declaração de imposto de renda possui quatro grandes blocos de informações, que são: Rendimentos, Bens, Dívidas e Pagamentos. Para o preenchimento da declaração, você deve ter em mente a movimentação econômico-financeira realizada no ano anterior, por você e por seus dependentes, que possa ter relação com algum destes blocos.
Tendo a ideia da movimentação, o próximo passo será buscar todos os documentos que a ampare. Abaixo, relacionamos os principais documentos que compõem as movimentações habitualmente realizadas por pessoas físicas (contribuinte titular e dependentes):
- RENDIMENTOS: Informe(s) de rendimento(s) fornecido(s) por fonte(s) pagadora(s) relativo(s) a trabalho assalariado ou autônomo vinculado a PJ, recebimento de dividendos, aluguéis, pensão alimentícia e aposentadoria; Recebimentos de pessoas físicas para o caso de profissionais liberais (devendo possuir o nome e o CPF do cliente); Comprovante(s) de rendimento(s) de poupança e demais aplicações financeiras; Comprovantes de rendimentos provenientes de doações, sorteios, indenizações e ganhos na venda de bens.
- BENS: Cópia da última declaração onde estejam relacionados os bens adquiridos há mais de um ano; Documentos de bens que não constem na declaração anterior e/ou tenham sido adquiridos em 2015, com valores unitários de aquisição iguais ou superiores a R$ 5.000,00 (Cinco mil reais). EXEMPLOS: veículos, embarcações, aeronaves, imóveis, benfeitorias em imóveis, terrenos, saldos de contas bancárias, aplicações e VGBL, cotas de consórcio em andamento, participações societárias, dentre outros.
- DÍVIDAS: Dividas contraídas, pagamentos efetuados e posição final, com data, nome e CPF / CNPJ – Física e Jurídica, cujos valores iniciais e/ou finais sejam iguais ou superiores a R$ 5.000,00 (Cinco mil reais).
- PAGAMENTOS: Comprovantes de mensalidades escolares; Comprovantes de despesas médicas (consultas, exames e internações), tratamentos odontológicos e consultas médicas em geral; Comprovantes de Doações a entidades filantrópicas ou institutos; Comprovantes de pensão alimentícia paga no ano anterior; Comprovantes de pagamento de INSS de empregado doméstico. Para todas as despesas é necessário constar o nome e CPF/CNPJ do beneficiário dos pagamentos. OUTROS PAGAMENTOS: DARFs relativos a recolhimentos efetuados em 2015 referentes ao carnê-leão, complementação mensal facultativa, ganho de renda variável e ganho de capital;
Além destes documentos, para elaboração da declaração, é necessária a cópia da declaração do ano anterior, a informação do endereço atual do contribuinte, telefone para contato, número do título de eleitor e data de nascimento.