Opinião: A era da Informação
Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, o dirigente empresarial precisa de muita informação para tomada de decisão e que esta tenha qualidade.
Essa informação não se trata apenas de atualidades, acontecimentos fora dos domínios da empresa. Esses dados devem ser primordialmente, internos.
Para a tomada de decisão, um administrador leva em consideração diversos aspectos, externos e internos de sua companhia.
Dentro desse cenário, uma das maiores ferramentas que possui um executivo, sem dúvidas, é a contabilidade. Ela fornece diversas informações financeiras que bem interpretadas podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Recentemente, houve diversas alterações na legislação contábil/tributária no Brasil. A contabilidade passou por uma adequação aos padrões internacionais. Neste mês, a Receita Federal do Brasil emitiu a Instrução Normativa nº 1.397, que, praticamente, obriga as empresas a manterem duas contabilidades, uma para fins societários e outra para fins fiscais.
Na questão tributária, o projeto SPED revolucionou a relação fisco – contribuinte. Estamos em vias de iniciar mais uma fase do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, o e-Social, que engloba todas as informações trabalhistas e previdenciárias, detalhadamente.
Diante disso, caso o empresário não se adapte a esses novos padrões de forma rápida e definitiva, terá dificuldades em obter sucesso.
Rodrigo de Martino Ferrara
Técnico em Contabilidade
Sócio Diretor da Prime Advice Contabilidade