Empresas de grande porte devem informar qual a auditoria responsável a partir de 2014
Depois do pedido feito pelo Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), empresas de grande porte instaladas no Brasil serão obrigadas a informar à Receita Federal, a partir de 2014, qual é a Auditoria responsável por sua Contabilidade.
A nova exigência pode dobrar o número de companhias auditadas no País.
A inclusão da cobrança será feita na declaração do Sped (Sistema Público de Escrituração) do ano que vem, referente ao exercício de 2013. Portanto, empresas que ainda não possuem Auditoria devem se adequar rapidamente para que consigam cumprir o prazo.
Companhias que possuem o faturamento bruto anual acima de R$300 milhões ou ativos totais superiores a R$240 milhões já são obrigadas, desde 2008, a possuir demonstrações financeiras auditadas, conforme previsto na Lei nº 11.638/2007. Porém, a lei não é clara quanto à necessidade das empresas publicarem essas demonstrações junto a Receita, por isso não é possível saber se a empresa possui Auditoria.
Com a nova requisição, o Ibracon estima que cerca de duas mil empresas em atividade no Brasil, que se enquadram nos critérios estabelecidos por lei, comecem a publicar informações sobre as Auditorias realizadas.
Fonte: CRC SP Online