4 erros contábeis e fiscais mais comuns que sua empresa pode estar cometendo
Evitar os erros contábeis comuns dentro de uma empresa não é tarefa fácil para nenhum empresário. Principalmente no Brasil, visto que nossa altíssima carga tributária pode dificultar o crescimento do seu negócio.
Por isso, é importante que você conheça os principais erros a serem evitados na gestão contábil de sua empresa.
Ficou interessado no assunto? Quer aprender a evitar essas falhas? Então, fique atento às 4 principais dicas que preparamos especialmente para você. Acompanhe!
1. Não formular o planejamento tributário
O primeiro passo para que você consiga diminuir os erros contábeis de sua empresa é desenvolver um planejamento tributário.
Dessa maneira, as organizações conseguem minimizar a carga tributária e também conhecer os incentivos fiscais oferecidos pelo Governo Federal.
Por isso, quanto mais cedo você passar a compreender os benefícios do planejamento tributário, mais fácil será aperfeiçoar a sua organização empresarial.
2. Misturar as finanças pessoais com as empresariais
Um dos erros contábeis comuns que muitos empresários cometem é misturar a suas finanças pessoais e empresariais.
A melhor maneira de evitar isso é manter ambas claramente separadas, para que você possa acompanhar o histórico mais preciso sobre o que realmente foi usado de capital para a empresa e o que foi gasto por você.
Outra recomendação interessante é estabelecer o seu pró-labore e retirada de dividendos de modo que seja compatível à realidade econômica de sua empresa, pois as constantes retiradas de capital sem critério podem ser prejudiciais à saúde financeira do seu negócio. A melhor forma de mensurar e compatibilizar suas retiradas é tendo em mãos os relatórios contábeis, aliados à consultoria de seu contador.
3. Acumular os lançamentos contábeis
Praticamente, o empreendedor não tem o tempo que gostaria para desempenhar todas as suas funções no trabalho e, muitas vezes, pode cair no erro de adiar atividades como, por exemplo, a de realizar um controle adequado da documentação financeira e o respectivo envio à contabilidade.
Considere, como consequência, que o profissional da contabilidade deixe de lançar as movimentações rotineiras de uma empresa no livro diário. Como resultado, a composição desse relatório não refletirá a real situação da companhia.
Sem as informações corretas, é praticamente impossível que você consiga analisar o real cenário do seu negócio. Sendo assim, tal ritmo de trabalho deve ser corrigido o quanto antes.
4. Atrasar as obrigações tributárias
Por fim, atrasar as obrigações fiscais de sua empresa é um dos erros mais graves que os empreendedores podem cometer. Além das altíssimas multas, isso ainda pode atrair a atenção dos órgãos competentes para dentro do seu negócio.
A melhor maneira de prevenir esse contratempo é trabalhar em conjunto com o seu contador. Sempre que possível, questione se as obrigações tributárias estão sendo cumpridas dentro de seus devidos prazos.
Viu só? Os erros contábeis comuns devem ser minimizados ao máximo, visto que o cenário pode se agravar caso eles ocorram com frequência. Então, se você deseja manter a sua empresa funcionando, é necessário aderir às boas práticas contábeis.
Nossas dicas foram relevantes para você? Quer saber mais como otimizar seu negócio? Então, aproveite para ler também sobre as vantagens de terceirizar a contabilidade!