Finanças Pessoais X Empresa

finanças

Finanças Pessoais X Empresa

Não misturar finanças pessoais com as da empresa é um alerta constante por parte de especialistas para as pequenas e médias empresas. Esta falta de planejamento e  organização é um erro bastante comum e, que, pode levar a um sério descontrole financeiro, sendo muitas vezes fatal para a sobrevivência do negócio.

Eventualmente novos empreendedores sem uma assessoria financeira e contábil especializada, podem fazer uso do dinheiro de seus empreendimentos para quitar contas pessoais ou vice-versa, usando os recursos próprios para cobrir algumas contas da empresa. Porém, é fundamental que se tenha a destinação adequada dos recursos de cada pessoa (a pessoa física e a pessoa jurídica), mesmo que o negócio ainda seja de pequeno ou médio porte. E, isto só pode ser feito a partir de uma boa organização de rotinas e hábitos de controle financeiro da empresa e das contas pessoais.

Pode até parecer um grande trabalho separar tudo que se refere ao negócio notadamente da ordem pessoal, mas algumas dicas simples já fazem grande diferença neste quesito. Confira:

– Deixe as despesas domésticas em casa
Não levar as despesas domésticas para a empresa é o primeiro passo para coordenar as finanças neste sentido. Muitas vezes, pela rotina empresarial o pequeno empreendedor acaba sendo engolido pelos afazeres e misturando as contas, utilizando os recursos da empresa para as despesas pessoais. Por isso, o ideal é que se tenha uma separação clara entre estas tarefas no dia a dia.

– Faça contas correntes separadas
Ter contas correntes separadas para cada atividade ajudará o empresário a designar com exatidão o fluxo e rendimento, facilitando a tarefa de organização.

– Defina o seu pro-labore
Ter de maneira clara o valor mensal de retirada da empresa facilitará na questão do planejamento financeiro. É preciso que se faça um estudo adequado deste salário e caso o empreendedor precise de dinheiro extra, deve quitar a diferença no próximo mês.

– Procure ajuda especializada
Quando não há informações, torna-se difícil identificar o problema. Portanto, se o novo empresário não sente segurança, deve ir em busca de especialistas que realizem todas as tarefas de organização.

Softwares e planilhas ajudam bastante na gestão de gastos. E, ter a competência de um profissional capacitado para estas orientações e tarefas se faz crucial para o sucesso de qualquer empreendimento.

logo prime

Venha ser Prime

Unimos tecnologia e transparência das informações para que você tenha a melhor experiência na utilização dos serviços contábeis. Vença a burocracia e tenha a Prime Advice como aliada na sua gestão.

Confira nossos planos

Compartilhar

Copiar link

Copiar