5 erros na administração do capital de giro que você não pode cometer

Pessoas analisando relatórios.

Pessoas analisando relatórios.

5 erros na administração do capital de giro que você não pode cometer

Gerenciar uma empresa é um processo muito complexo e que envolve vários departamentos. Entre eles está o setor financeiro, que precisa de muito cuidado ou então o negócio pode sofrer vários prejuízos. Uma das formas de garantir a saúde financeira é fazer uma boa administração do capital de giro.

O capital de giro é o dinheiro destinado ao pagamento das contas, mesmo quando a empresa não dê lucro. Em outras palavras, é o recurso disponível para manter a instituição funcionando regularmente até atingir o ponto de equilíbrio e se tornar rentável.

Seu controle é muito importante, pois ajuda a garantir uma reserva capaz de suprir os períodos de baixo fluxo de caixa e diminui a necessidade de realização de empréstimos. Veja a seguir alguns erros na gestão do capital de giro que devem ser evitados.

1. Solicitar empréstimos sem o devido planejamento

É um procedimento que requer cuidados, pois possui um alto grau de risco. O importante não é progredir muito e, sim, sobreviver em um mercado tão competitivo e à crise econômica, crescendo de acordo com a viabilidade da empresa. A necessidade de suprir o capital de giro leva muitos empreendedores a realizarem empréstimos sem o devido planejamento.

Lembre-se: o dinheiro emprestado não é seu e você tem que pagá-lo à instituição financeira, mesmo que isso ocasione na perda do seu patrimônio. Caso não pague, sua credibilidade fica baixa perante a credores e demais fornecedores.

Busque identificar quais são as linhas de créditos que você pode usar e só faça empréstimos em situações em que o risco seja controlado e a previsibilidade de recuperação seja visível, afinal os juros são grandes vilões!

2. Não fazer um planejamento orçamentário

Os registros de entrada e saída de dinheiro do caixa dizem muito a respeito da empresa, porém essa informação é ignorada por vários gestores. Dessa forma, é comum que empresas não façam um planejamento orçamentário baseado nas projeções dos resultados, realizando o gerenciamento do negócio às cegas.

Conhecer os valores a pagar e receber vai ajudar no controle dos gastos, possibilitando o monitoramento das finanças e garantindo sempre uma boa saúde financeira da empresa sem comprometer seus lucros.

3. Contar com dinheiro ainda não disponível

Outro grande problema que ocorre é contar com o dinheiro das vendas quando essas ainda não foram convertidas em caixa.

É preciso ter cautela em contar com esses recursos antes do seu recebimento, afinal, há o risco da inadimplência. No futuro, isso acaba impedindo que você quite seus compromissos e impacta diretamente no seu capital de giro.

4. Oferecer longos prazos para recebimento

Diminuir o prazo de recebimento não é algo simples, já que significa reduzir vantagens aos seus clientes. De todo modo, é importante dar preferência a pagamentos à vista e limitar os prazos para parcelamento.

Nesse momento delicado da economia do país, cortar benefícios dos consumidores é um ato muito arriscado que pode influenciar negativamente os negócios. Sendo assim, prazos menores favorecem o capital de giro, no entanto, devem ser analisados os possíveis impactos comerciais dessa medida.

Por este motivo, analise as chances de melhorar o prazo médio para recebimentos, sendo transparente com seus consumidores e com seu próprio negócio. Tenha em vista que longos prazos para recebimentos podem resultar em um fluxo de caixa defasado e na falta de capital de giro suficiente.

5. Não gerenciar o estoque

Outra atividade fundamental para a empresa é o controle do estoque. Muitas instituições têm problemas financeiros por estocarem muitos produtos em busca de maiores descontos no momento da compra. Além de ficar com a mercadoria parada, você não consegue ter uma previsão real do quanto tem de capital de giro disponível.

Por isso, identifique os produtos que são mais ou menos vendidos e compre a quantidade necessária de cada, evitando gastos desnecessários.

Conseguiu perceber que quando você faz uma administração de capital de giro eficiente, você minimiza problemas financeiros? Ela deve fazer parte da gestão da sua empresa, afinal realizar esse controle é garantir a saúde do seu negócio.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite a visita ao nosso blog e leia também sobre a importância da contabilidade gerencial para seu negócio e entenda mais sobre o tema.

Venha ser Prime

Unimos tecnologia e transparência das informações para que você tenha a melhor experiência na utilização dos serviços contábeis. Vença a burocracia e tenha a Prime Advice como aliada na sua gestão.

Confira nossos planos

Compartilhar

Copiar link

Copiar