4 motivos para criar um fundo de reserva para sua empresa

4 motivos para criar um fundo de reserva para sua empresa

fundo de reserva

Administrar um fundo de reserva é fundamental para auxiliar na liquidez do seu negócio. Analisar custos, levar em consideração tributos e impostos, enfim, tudo é de extrema importância na hora de gerenciar os fundos que um empreendimento necessita para a sua sobrevivência.

A estratégia de se manter reservas nem sempre é levada em consideração na administração de uma empresa e isso é o que muitas vezes salva um negócio de um verdadeiro desastre. Neste artigo, abordaremos 4 bons e relevantes motivos para que se leve esta estratégia a sério. Confira:

Estratégia
Uma das políticas mais eficazes para se iniciar um fundo de reserva é a contenção de despesas. A planilha de gastos deverá ser discutida para verificar o que poderá ser suprimido, a fim de deixar os indicadores financeiros sempre no azul. Na verdade existem outros meios, mas não existe uma receita de bolo para o sucesso financeiro de um empreendimento.

Uma boa dica é a renegociação de débitos diretamente com os credores, o que sempre pode ser uma boa opção, como o Refis ou outras formas de parcelamento, por exemplo. Lembre-se que em função das altas taxas de juros, a contratação de um empréstimo bancário deve ser a última das opções.

Demissões
Demissões, tal como o pagamento de suas devidas indenizações, é algo que faz parte da vida de todo negócio. Um fundo de reserva deve ser pensado nesse sentido, para que este tipo de acontecimento não desequilibre as finanças do empreendimento.

13º Salário
O ideal é que uma reserva mensal seja aprovisionada, para que este tipo de despesa seja devidamente honrada. Não deixe para a última hora, inconvenientes acontecem e isso pode trazer sérios problemas para a empresa.

Impostos
Ter um fundo de reservas para pagamentos de impostos vai te aliviar na hora de fazer o aporte final. E o um bom contador é que poderá te auxiliar a provisionar seus gastos nesta área para que você possa poupar antecipadamente. É importante fazer este provisionamento para não ser pego de surpresa quando for fazer a declaração de imposto de renda da sua empresa.

logo-prime-advice

Comments

comments

Open chat
Powered by