Nota Fiscal Eletrônica de serviços prestados em São Paulo: como emitir?

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Nota Fiscal Eletrônica de serviços prestados em São Paulo: como emitir?

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, conhecida como NFSe, foi criada com o intuito de trazer inovação e facilidade para o sistema fiscal brasileiro e, por este motivo, é muito importante que você saiba como emiti-la.

Em cada prefeitura a emissão funciona de uma maneira, não existindo um padrão específico. Neste post vamos falar sobre como emitir Nota Fiscal Eletrônica no município de São Paulo.

Então, se você deseja saber como ter acesso ao sistema e fazer a emissão de forma exata, continue lendo este post. Confira!

O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica?

É a Nota Fiscal emitida pelas empresas que pagam o Imposto Sobre Serviços (ISS), recolhido pelo município. Trata-se de um arquivo digital que é gerado e armazenado eletronicamente e tem validade jurídica assegurada pela assinatura digital do responsável pela emissão. Esse modelo foi criado para substituir as tradicionais Notas Fiscais impressas.

Quando a NFSe deve ser emitida?

Ela deve ser emitida sempre que algum serviço for prestado, independente do recebimento ou da forma de pagamento. A emissão da NFSe formaliza a(s) atividade(s) realizada(s).

Como é feita a emissão da NFSe no município de São Paulo?

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica do município de São Paulo, também chamada de Nota Fiscal Paulistana ou Nota do Milhão, deve ser emitida por meio do site da prefeitura, lembrando que cada município tem um sistema próprio.

Passo a passo de como emitir Nota Fiscal Eletrônica

  • No ato de constituição de novas empresas, é possível fazer todo o processo eletronicamente, sem precisar comparecer ao órgão. Mas caso a empresa migre de outro município, ou na hipótese de alguma atividade específica, é necessário realizar o credenciamento acessando o site da prefeitura de São Paulo, preenchendo formulário próprio para validação presencial. A apresentação de documentos deverá ser previamente agendada.
  • Após protocolo da documentação presencialmente, o formulário vai para análise junto com os documentos apresentados e, se estiver tudo certo, sua senha web será desbloqueada e enviada uma comunicação via e-mail, liberando o acesso ao sistema gerador de Notas.
  • Acesse o portal de emissão de notas fiscais da Prefeitura de São Paulo e entre na área responsável de emissão das Notas Fiscais. Preencha os campos solicitados usando o número do CPF ou CNPJ e a senha. Você também pode se conectar ao sistema por meio do certificado digital, que é de uso obrigatório para empresas não optantes pelo Simples Nacional.
  • Preencha os dados solicitados, como atividade referente à Nota Fiscal emitida, serviço prestado, valor da Nota Fiscal, etc. Importante: é recomendado buscar orientação de seu Contador para realizar a emissão das notas fiscais, de modo que sejam analisadas questões tributárias, como retenções na fonte, preenchimento de campos específicos, etc.
  • Clique em emitir.

Após o envio da NFSe ela fica registrada no sistema, sendo possível sua consulta posterior para verificação ou alteração em decorrência de algum erro.

Quais são os benefícios da NFSe?

  • Redução de gastos, por não utilizar papéis;
  • Simplificação dos procedimentos burocráticos;
  • Validade jurídica e fiscal;
  • Automatização da emissão, aumentando a produtividade;
  • Possibilidade de conversão de RPS eletronicamente;
  • Diminuição dos erros;
  • Gestão de documentos fiscais emitidos e recebidos.

Agora que você já conhece melhor como emitir Nota Fiscal Eletrônica no município de São Paulo, fique sempre atento e garanta que sua empresa esteja sempre em dia com as obrigações fiscais e fique longe de qualquer problema!

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