Como abrir uma cafeteria

Cafeteria funcionando

Caixa de cafeteria contente

Como abrir uma cafeteria

Você já pensou em abrir uma cafeteria? A cafeteria deixou de ser um negócio comercial e se tornou um ambiente para encontro de amigos e apreciadores de café.

Mesmo tendo como produto principal o café, as cafeterias comercializam também salgados, sanduíches, bebidas diversas e doces diferenciados. Saiba como abrir uma cafeteria de sucesso:

Crie um plano de negócios sólido

Um dos primeiros passos a tomar para abrir o seu café é criar um plano de negócios. Este documento explicita exatamente o que é seu negócio, como serão aplicadas as margens de lucro, define sua base de clientes, explora os concorrentes, planeja o crescimento e fornece estratégias de solução de problemas caso você precise de ajuda para atingir suas metas.

Antes de mergulhar na criação de um plano de negócios tradicional e de formato longo (que realmente só é necessário se você estiver buscando financiamento externo), recomendamos a criação de um plano mais enxuto.

Isso permitirá que você valide rapidamente sua ideia de negócio, além de ter uma boa noção de quem é seu mercado, como você vai alcançá-lo e como se diferenciará de seus concorrentes.

Escolha o local certo

Para ter sucesso, você precisa do local certo para o seu café. Você provavelmente quer algo centralmente localizado, um lugar onde as pessoas já se reúnem e um espaço que seja favorável à sua visão.

Uma planta baixa bem feita é vital para uma cafeteria. Você quer que os clientes tenham espaço suficiente, e que os funcionários tenham acesso fácil aos materiais necessários para rapidamente fazer café e uma área de estar confortável.

Se você está fazendo café, o que precisa estar perto de você? Se você é um cliente, o que você quer em uma área de estar? Visualize tudo o que puder e comece a colocar essas ideias no papel.

Contrate um contador

Um dos melhores conselhos que se pode oferecer a quem quer abrir um negócio é sempre consultar um contador de confiança. Além de lhe orientar quanto a questões burocráticas para colocar sua cafeteria em funcionamento, este profissional poderá lhe aconselhar nas áreas fiscal/tributária e financeira.

Certifique-se de encontrar alguém que acredite em você e possa ajudar a atingir suas metas de negócios.

Economize dinheiro para suas próprias despesas

Além dos custos de inicialização, não se esqueça de que todo o seu tempo e energia serão dedicados ao seu novo negócio, um negócio que potencialmente não será lucrativo por cerca de seis meses, mesmo que você comece a gerar receita imediatamente.

Então, planeje com antecedência. Reserve dinheiro suficiente para cobrir suas despesas pessoais por pelo menos seis meses. Decida se é possível administrar sua cafeteria enquanto trabalha em outro emprego ou em uma atividade paralela.

Pesquise preços

Quando você estiver no estágio de planejamento e trabalhando com suas finanças, mantenha uma lista ou planilha de todas as coisas que precisará e compare os preços.

Antes de comprar, tente obter pelo menos três cotações de preço para cada item, para não perder dinheiro. Use a internet como aliada e procure os melhores preços em tudo, desde cadeiras confortáveis ​​até máquinas de café expresso.

Atenção ao cardápio

O cardápio é um ponto forte do negócio. O produto principal do empreendimento obviamente será o café, porém, a loja pode investir em salgados e doces diferenciados, sanduíches mais elaborados, pães especiais, sucos de sabores exóticos para chamar a atenção do cliente.

Pesquise com seu cliente e pedestres da região alimentos que são do interesse deles. Em alguns casos, podem-se vender produtos como bebidas alcoólicas e almoços para aumentar as vendas e satisfazer melhor o cliente. Observe essa demanda no local em que está estabelecido.

Sugere-se que se você pretende investir no segmento de cafeterias busque informações detalhadas sobre os tipos de café, a qualidade dos grãos e as formas de preparo, a fim de oferecer produtos de elevada qualidade a um público exigente, que conhece o produto e busca novos sabores.

Inicie o marketing antes de abrir

Se você começar a divulgar no dia em que abrir, já estará atrasado. No dia da inauguração, você quer que as pessoas se sintam animadas. Na verdade, você precisará começar a comercializar vários meses antes de abrir. Use e abuse da internet, principalmente das redes sociais, que hoje são indispensáveis para quase todo empreendimento.

Cadastros necessários

Os cadastros necessários para que a empresa esteja apta a funcionar são:

  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Inscrição no INSS;
  • Inscrição na Caixa Econômica Federal;
  • Alvará da Vigilância Sanitária Municipal;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos do município da Cafeteria.

A atividade está sujeita à fiscalização sanitária, sendo obrigatória a obtenção de Alvará ou Licença Sanitária, que deverá ser requerida na Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária, onde será informada a documentação necessária para sua regularização.

Consulte a Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária, antes de iniciar o negócio, para saber sobre as normas de edificação e instalação necessárias à reforma ou adequação do imóvel, pois desta dependerá a regularização do empreendimento.

O estabelecimento deve cumprir as normas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a prestação de serviços de alimentação, bem como para a produção de alimentos quando a própria lanchonete produzir os produtos a serem comercializados por ela.

Atendimento

Não se descuide do atendimento ao cliente, pois além de um ótimo produto, os clientes desejam que suas necessidades sejam atendidas.

Essa necessidade pode ser um espaço que propicie a leitura de um jornal dou revista, um ambiente tranquilo para terminar um trabalho ou mesmo discutir algum assunto importante. Dessa forma, perceba o motivo pelo qual o cliente frequenta a cafeteria e lhe proporcione uma experiência gratificante.

A falta de conhecimento gera vários problemas. Se gasta mais que havia previsto, contrata-se mal, dentre outras questões. Portanto, antes de se abrir uma empresa procure conhecer os aspectos que envolvem o dia a dia do negócio. Conhecimento e experiência fazem toda diferença

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